sábado, 13 de junho de 2009

Comédia em Pé

Stand-up comedy é uma expressão em língua inglesa que indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up'), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, diferenciando o stand up de um monólogo tradicional. Também chamado de humor de cara limpa, termo usado por alguns comediantes.(Fonte:Wikipedia).

Pois é isso ai, vim falar um pouco deste tipo simples, prático e interessante jeito de se fazer comédia.Pra quem conhece o Stand-up Comedy sabe que seus humoristas(comediante) na realidade não vem fantasiados ou com algum personagem criado pelo mesmo.E sim de cara limpa mostrando de uma maneira diferente coisas que acontecem no dia-a-dia, como estar em uma reunião de negócios ou a raiva que você sente ao ser atendido pelas centrais de tele-marketing querendo quebrar o pescoço de uma das atendentes.Os temas são váriados, mas nada conta isso se não houver uma boa interpretação de cada um que está lá em cima.

No Brasil está cada vez mais crescendo o número desses comediantes, onde a internet é um dos meios fundamentais para suas divulgações.Alguns já são bem conhecidos e tem como alguns de meus preferidos, Rafinha Bastos, Oscar Filho, Danilo Gentili(Ambos do programa CQC), Bruno Motta, Fábio Porchat, Diogo Portugal entre outros.A maioria destes que eu citei, usaram a "Net" para mostrar seus trabalhos, como Rafinha Bastos que no seu site: www.paginadorafinha.terra.com.br , onde postava clipes parodiando outros artistas.Hoje no site Youtube ficou mais fácil de achar vários vídeos como os do Rafinha e de outros muito bons também.

Mas não vá confundir Stand-up com outros tipos como Terça Insana ou Humor de Quinta que embora sejam muito parecidos, a única diferença é que um é criado na base de alguns personagens e o outro é de cara limpa, no caso Stand-up.


Hoje em dia a TV também vem divulgando muito desses humoristas.Programas como Altas Horas, Jô Soares, Faustão,Show do Tom vem revelando vários talentos no mundo da comédia.O CQC(custe o que custar)da Band foi um que aderiu de alguns desses comediantes, Danilo Gentili, Oscar Filho e Rafinha Bastos como já citei, ao jornalismo, tendo assim uma mistura perfeita.


E você que gosta deste tipo de comédia e não quer apenas assistir e sim fazer, existem muitos livros no mercado que ensinam desde produzir um texto, até a se comportar num palco.Mas atenção seja honesto, não tente copiar textos ou trabalhos de ninguém, "Você não deve NUNCA, eu repito, NUNCA apresentar publicamente o material de outro comediante" Judy Carter(Comediante americana em seu livro:Stand-up Comedy The Book).

E aqui vai um vídeo de Rafinha Bastos pra vocês, divirtam-se!!!:

3 comentários:

Renan disse...

Cara, interessante, visitava a página do Rafinha antes viver em Dracena com minha mera internet 56 kb junto ao ICQ e não tinha idéia de que essa página era dele. Que bacana

Mas o mais interessante sobre a stand up comedy ter chego no Brasil é que o humor ganha vida, no qual sai dos padrões de humor americano.

Guttwein disse...

Haja raciocínio para lidar com tanto improviso não é mesmo? Independente do cara ter preparado uma apresentação, as vezes não está rolando, a platéia não ta curtindo... e ele tem de mudar tudo na hora! rsrs Dai a graça! O fascínio!

Anônimo disse...

Oie!
Gostei do layout do blog :D!
Sobre jornalismo, também quero ser jornalista, tudo bem que o meu sonho principal eh trabalhar nas redaçoes de revista de adolescente, mas acho que praisso eu tbm n preciso de um diploma ne? sei la..mas qto a faculdade eu pretendo fazer, só n sei quando vou poder.. te dou a maior força pra vc conseguir seus objetivos, quem sabe seremos futuros colegas ;)
agora uma coisa q eu tenho reparado eh q mt gente quer ou esta fazendo jornalismo..
Bjks
Nath Souza

 
;